fbpx

Permutas de Produtos e Serviços + Banco de Horas + Economia Solidária + Moedas Alternativas

Modelo referencial a ser adotado

Modelo referencial a ser adotado

Internet – um eficiente sistema de interação, e comprovado processo de auto regulação, baseado na distribuição de recursos e descentralização do poder.

A espiral das redes

Fórmula de acensão pessoal a níveis mais elevados

O que fez com que a Internet surgisse de uma ideia e expandisse a nível global, sem um poder  centralizador de comando?

É de conhecimento geral que a Internet começou no meio militar como uma estratégia de guerra. Mas o que permitiu com que a Internet expandisse globalmente e que funcione sem governo, sem chefe, sem dono e se auto organize?

Internet – Rede de redes

Será a Tecnologia? Não, apesar de estar fortemente entrelaçada com a tecnologia a expansão não fui impulsionada por ela, pelo contrário foi necessário para a indústria abrir mão de várias outras tecnologias em prol de apenas uma, ou seja, a padronização de uma única tecnologia no meio de comunicação, que permitisse a diversidade e flexibilidade das tecnologias nas pontas.

O Conceito chave aqui é “Padronização”

Terá sido ou dinheiro ou a economia? Não, A Internet começou como estratégia de defesa, e não para gerar redução de custos ou obter aumento de receitas. A expansão da Internet foi fortemente influenciada por fatores econômicos, mas não foi motivada e nem impedida por eles. O que motivou a rápida expansão foi uma operação mais fácil de ser implantada e mais simples de ser operada.

O conceito chave aqui é “Simples e Fácil”.

Terá sido a Política? Também não. Todos os sistemas políticos muito se beneficiaram da Internet (tanto para um bom quanto para um mal uso) e nenhum deles conseguiu controlar ou impedir a expansão da mesma. O que motivou a expansão da Internet foi a integração de redes distintas.

O Conceito chave aqui é “Integração”

Qual foi então a causa principal da expansão da Internet de forma descentralizada, mas auto regulada?

Uma “Com Junção” de fatores. A Internet foi planejada inicialmente para se auto recuperar e se auto organizar, então os controles deveriam estar nas pontas e serem independentes de meio, recurso ou capacidade. Ou seja a Internet foi idealizada para distribuir o poder central e diminuir o impacto do mesmo, pois esse NÓ centralizar em caso de má operação, provocaria um colapso generalizado em toda a estrutura.

O processo de expansão autônoma foi resultado da exata combinação de alguns fatores, mas os principais entres eles foram operacionais e não tecnológicos, pois a tecnologia foi apenas o meio de se implementar um processo, portanto esse processo pode ser replicado independente de tecnologia.

Espiral de auto organização
Espiral de ascensão social

Os processos incluem principalmente:

1o – a padronização de um sistema de comunicação”, elemento primordial que fazia com que para participar da rede todos os elementos tinham de ter as mesmas estruturas, a palavra chave aqui é “PADRONIZAÇÃO”.

2o – A distribuição de cargas baseado em critérios que levavam em conta a demanda, a necessidade e disponibilidade de cada recurso, fazendo com que todos os elementos da rede tivessem iguais condições levando em consideração a capacidade de cada elemento e a carga de trabalho que ele estava executando, distribuindo a carga excedente de um recurso com aqueles mais próximos que estavam subutilizados.
A palavra chave aqui é “DISTRIBUIÇÃO”.

Ou seja para a Internet poder se auto recuperar em caso de falha, e se auto organizar independente de porte ou hierarquia dos elementos, não poderia haver uma concentração de recursos, pois esse seria o ponto fraco da rede.

Redes de Pessoas em Rede
Redes de Pessoas em Rede

E se no lugar dos computadores estiverem Pessoas? No lugar da rede estiverem grupos? No lugar dos servidores estiverem empresas ou instituições? No lugar da tecnologia de comunicação houver um conjunto de práticas e ferramentas de produção e permuta? E no lugar do protocolo de comunicação houver uma padronização baseada em critérios de valorização, uma espécie de Bônus Hora Trabalhada, estabelecidos de comum acordo intra e inter grupos?

Qual será o resultado? Será que teremos grupos, comunidades produtivas, sociedades empresarias, e Instituições que se auto regulamentam independente de poder financeiro ou político?

Há alguma dúvida que o modelo Internet de “padronização do meio, e distribuição do poder central” funcionou desde o micro até o macro e permitiu sua expansão?

Qual será a velocidade de expansão de uma REDE de Redes de redes de Grupos de Pessoas que estarão utilizando a própria internet para se encontrar, aprender, associar, produzir, e comercializar? E qual será o resultado prático se GRUPOS de grupos de pessoas aplicarem entre si a mesma filosofia de relacionamento?

Será que essa rede de pessoas também terá uma rápida expansão exponencial ? Ou será essa ainda mais veloz? Será que terá uma promissora e abundante economia? Que seja justamente distribuída conforme a capacidade individual, mas dando as pessoas tantas oportunidades quantas ela dá conta de abraçar?

Oportunidades para Pessoas em rede
Oportunidades para Pessoas em rede

DeZcubra você!